A gestão dos sistemas de comunicação interna, que é de grande importância dentro da empresa ou grupo de trabalho, inclui a comunicação com os clientes (desportistas), bem como com os colaboradores, de modo a fornecer informação e receber o correspondente retorno.
Essa informação pode então ser utilizada para desenvolver futuros planos baseados nas necessidades dos clientes internos e externos ou aperfeiçoar o modo de implementação dos actuais.
“La comunicación interna debe ser el centro de interés de la empresa, creando un verdadero proceso interactivo. Desde los puestos directos se debe transmitir toda la información posible al conjunto de los clientes (internos y externos). El objetivo es indicar las razones por las que la dirección general ha decidido implantar la Calidad Total. Debe precisarse en los siguientes puntos:
- Lo que representa para la empresa;
- Su definición, sus principios;
- La política que se intenta implantar;”
(Buján, 2004)
Os novos sistemas de informação são uma ferramenta muito útil ao alcance de praticamente todos. Com a crescente disponibilidade de acessos à Internet, a comunicação estabelece-se por uma grande variedade de canais.
A ideia de que a gestão financeira é o centro de toda e qualquer organização, não menosprezando a sua importância, já não reúne consenso entre os gestores.
“Existem novas realidades na utilização do dinheiro e do conhecimento. Mesmo a comunidade financeira tradicional não se apercebeu destas novas realidades.
… Os homens que estão hoje por trás dos gigantes importantes do mundo financeiro tradicional não percebem nada de gestão. (…) É preciso mostrar-lhes o que é a filosofia básica da gestão de hoje. O negócio actualmente não é o dinheiro, mas a informação. Atrair o talento é uma verdadeira arte. Manter as pessoas certas é uma prioridade.”
(Drucker, 2002)